Allan Kardec



Hyppolyte Léon Denizart Rivail
conhecido como Allan Kardec
(1804 - 1869)

Biografia resumida


Pensador francês nascido em Lyon, cujas observações, estudos e pesquisas sobre os fenómenos espirituais deram origem à chamada doutrina espírita, o Espiritismo, que se propagou em vários países, notadamente no Brasil, onde também ganhou o nome de kardecismo. De uma antiga família de orientação católica, com tradição na magistratura e na advocacia, foi educado em Lyon. Propenso ao estudo das ciências e da filosofia, mudou-se para Yverdun, Suíça, onde estudou na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Zahringenem, que muito o influenciou e a quem, mais tarde, substituiria. Voltou a Paris (1824) onde publicou um plano para o aperfeiçoamento do ensino público e posteriormente publicou várias obras didácticas.
Desposou Amélie Gabrielle Boudet (1832) e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais (1834). Seus conceitos espíritas começaram a serem desenvolvidos (1852) a partir de investigações sobre os fenómenos espirituais registados nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Tomou conhecimento das mesas girantes e da escrita mediúnica, fenómenos que mais tarde testemunharia, e passou a se comunicar com os espíritos.
Orientado por um desses espíritos, que revelou o conhecer desde o tempo dos druidas, na Gália, com o nome de Allan Kardec e, desde então, adoptou este nome.
O estudo dos fenómenos espirituais deram origem à chamada doutrina espírita, que se propagou em vários países. Fundou a Revista Espírita e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (1858). sob o qual publicaria suas obras mais significativas, que sintetizam as leis da doutrina espírita, como "O Livro dos Espíritos ", publicado em 18 de abril de 1857, e tido como marco inicial da Codificação do Espiritismo. Em Janeiro de 1861, lança"O Livro dos Médiuns " e depois sucessivamente, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", " O Céu e o Inferno " e" A Gênese ".
Morreu em Paris, aos 64 anos, em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, e foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise.